Novidades - 25/05/2023
Segundo levantamento realizado pela Distrito, as startups no Brasil levantaram, no primeiro semestre de 2023, cerca de US$ 317 milhões através de venture debt, um tipo de empréstimo obtido junto a um fundo de investimento, que deve ser reembolsado dentro de um prazo estabelecido, com pagamento de juros. Sua quitação pode ser feita por meio de recursos provenientes de liquidez, geração de lucro ou até mesmo, embora menos recorrente, por meio de uma nova rodada de investimentos. Os números demonstram um amadurecimento do mercado em relação a este investimento, que no ano passado somou US$ 563,9 milhões.
Essa modalidade de empréstimo permite que uma empresa em estágio inicial alavanque suas operações e facilite a obtenção de recursos mediante a contração de dívida.
Trata-se de uma forma encontrada pelas empresas para garantir recursos em meio à crise financeira e escassez de capital de risco vivenciada atualmente.
É importante ressaltar que, embora o levantamento de capital através desta modalidade apresente uma série de benefícios, ele também exige uma maior diligência financeira dos fundadores, de forma a estarem aptos a identificar e mitigar possíveis riscos.