Novidades - 08/04/2024
O ano de 2024 demonstra previsões favoráveis para o surgimento das empresas chamadas de unicórnios sociais, em razão da ascensão da agenda ESG.
Unicórnios são companhias avaliadas em mais de US$ 1 bilhão (cerca de R$ 4,95 bilhões) antes de abrirem capital em Bolsas de Valores. Quando elas geram, por meio de seus negócios, impacto positivo na sociedade e no meio ambiente, são então denominadas “unicórnios sociais”.
O enfoque destas empresas em problemas sociais e ambientais faz com que o crescimento delas no cenário brasileiro se mostre provável. Atualmente, a plataforma Distrito prevê que há ao menos 12 startups brasileiras que têm o potencial de atingir o status de unicórnios em 2024, embora não necessariamente unicórnios sociais.
Ainda, observa-se um número crescente de empresas apostando nas boas práticas ESG como o enfoque de seus negócios, como startups que usam resíduos como foco da sua empresa e companhias que fazem uso da economia circular e redução de desperdício.
Atualmente, a América Latina possui 45 unicórnios, dos quais 23 são brasileiras. As maiores representantes são as fintechs, com 19 empresas.