Novidades - 21/05/2024
Na última quarta-feira, 15, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), em um webinar, anunciou que pretende lançar um guia orientativo para auxiliar a classificação do nível de risco envolvido no tratamento de dados pessoais.
O guia visa ajudar as organizações que agem no tratamento de dados a classificar suas bases de registros a partir do risco que os dados podem representar aos titulares em caso de incidente.
A expectativa é de que o Guia Orientativo esclareça aos agentes de tratamento de dados quais as melhores maneiras de se proteger as informações de clientes, parceiros e colaboradores, mediante a análise de critérios quantitativos e qualitativos dos dados.
A diretoria da ANPD afirmou que o direcionamento para as melhoras formas de gestão de dados é essencial para a evolução das práticas de proteção de dados no Brasil. Considerando que a LGPD prevê diferentes obrigações que devem levar em conta o nível de risco envolvido no tratamento, o Guia Orientativo deve ser de grande ajuda na identificação e implementação de medidas adequadas e proporcionais ao nível de risco efetivamente envolvido no tratamento.