Artigos - 24/11/2021
O Pix, meio de pagamento eletrônico, instantâneo e gratuito, completou 1 ano de funcionamento integral no dia 16 de novembro. Com seu aniversário, foi inaugurado um procedimento que visa padronizar a devolução de dinheiro para vítimas de eventuais fraudes e falhas no sistema, chamado Mecanismo Especial de Devolução.
A partir do dia 29/11, serão inaugurados outros procedimentos que prometem facilitar a vida do usuário, sendo eles o Pix Saque e o Pix Troco, sendo utilizados para saque em espécie e obtenção de troco em lojas ou outros serviços, respectivamente. Também será estreada, em poucos meses, a possibilidade de pagamento em redes sociais, devido ao compartilhamento de dados entre instituições financeiras.
As novas funcionalidades se dão pela ampla adesão ao meio de pagamento no país. Só em outubro deste ano foram movimentados 502 bilhões de reais, sendo que 75% das transações foram entre pessoas físicas.
Por conta de golpes e fraudes utilizadas neste meio de pagamento, muitas medidas de segurança já foram tomadas, sendo exemplos a limitação de transferências entre as 20h e as 6h até mil reais, além do bloqueio de recursos. Ainda, o Banco Central vem aplicando sanções cada vez mais duras para as instituições financeiras que não cumprem as normas de proteção de dados relacionadas ao instrumento.